O que seu e-commerce perde ao não investir em acessibilidade

O Dia dos Namorados está se aproximando e, em datas comemorativas como esta,num mundo tão digital quanto o que vivemos, os e-commerces são ainda mais procurados em busca de presentes. Não é à toa que o número de lojas virtuais cresceu tanto no Brasil nos últimos anos. 

De acordo com o levantamento da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), no Brasil, o número de lojas físicas que abriram seu e-commerce aumentou em cerca de 400%, mas, quando observamos a acessibilidade digital presente nas lojas virtuais brasileiras, nos deparamos com apenas 1% conseguindo atender às necessidades das pessoas com deficiência.

Mas, além dos números acima, você sabe o que isso pode significar para o seu negócio? Nesse blog, debateremos o que seu e-commerce perde ao não investir em acessibilidade digital. Continue a leitura e confira!

 

O cenário brasileiro

O brasileiro está no mundo digital. Isso se comprova quando notamos que o Brasil está entre os cinco países mais ativos digitalmente do mundo. Como reflexo disso, temos, atualmente, cerca de 16,89 milhões de sites ativos no país. Mas quando o assunto é acessibilidade digital, esse número está bem longe da casa dos milhões. 

De acordo com estudos da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), nos últimos anos, o número de lojas físicas que passaram a marcar presença no mundo digital aumentou em cerca de 400%. Porém, ao mesmo tempo que o alcance dessas lojas foi aumentado, cerca de 60 milhões de brasileiros que precisam de algum tipo de recurso de acessibilidade digital para navegar na internet foram deixados de lado nesse novo momento digital. 

Isto se dá, pois, apesar de um aumento significativo no número de e-commerces, apenas 1% das lojas virtuais apresentam acessibilidade digital. Com isso, pessoas com deficiência e dificuldades de navegação seguem impossibilitadas de acessar estes sites e exercer seus direitos de compra livremente. 

 E-commerce. Imagem ilustrando que apenas 1% das lojas virtuais apresentam acessibilidade digital

Principais barreiras de acessibilidade encontradas nos e-commerces brasileiros

De acordo com o 2º Estudo de Acessibilidade em Sites, realizado pelo movimento Web Para Todos, nem mesmo os maiores nomes do mercado escapam dos obstáculos de acessibilidade de e-commerces. 

Dentre as principais barreiras de acesso a e-commerces encontradas, as que mais afetaram a navegação dos usuários foram a falta de descrição da imagem e a falta de leitores de texto, ou quando estão presentes, aparecem de forma confusa. Devido a esses problemas, os usuários relataram não entender o que havia no site apenas pela descrição e,  consequentemente, não conseguiram concluir o processo de compra. 

Além destas, os usuários também relataram problemas no entendimento das cores, devido à falta de acessibilidade para pessoas com daltonismo, informações ilegíveis, devido ao tamanho das fontes e muitas outras questões que tornam os sites visitados inacessíveis para todos.

 

 E-commerce. Notebook coms símbolos de descrição de imagem e leitor de texto bloqueado.

Sua empresa está afastando milhões de clientes diariamente

Caso sua empresa faça parte do grupo que ainda não entendeu a importância da acessibilidade digital, nós listamos algumas vantagens que este investimento pode trazer não apenas para pessoas com deficiência, mas também para o seu negócio. Confira:

 

 E-commerce. Imagens ilustrandos os tópicos do texto que vem a seguir.

 

  • Aumento do público: com a implementação de ferramentas de acessibilidade, mais pessoas têm acesso ao seu site e, com isso, seu público alvo pode aumentar.
  • Maior engajamento: empresas ligadas com questões relacionadas ao ESG (sigla em inglês que significa Ambiental, Social e Governança) costumam ter retorno positivo sobre a imagem, aumentando organicamente seu alcance e seu engajamento.
  • Maior fidelização de clientes: tendo um site acessível para todos, as chances dos clientes se fidelizarem à marca também aumentam, pois uma experiência de navegação inclusiva gera melhorias na navegação para todos e demonstra preocupação com o cliente.
  • Otimização do SEO: com acessibilidade digital, seu site passa a ser melhor rankeado nos mecanismos de busca, aumentando os acessos e diminuindo a rejeição da sua página.
  • Conformidade com as leis: além dos pontos citados acima, garantir acessibilidade digital ao site da sua empresa também faz com que ele esteja de acordo com a legislação, já que a  Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência torna obrigatória a acessibilidade nos sites mantidos por empresas que possuam sede ou tenham alguma representação comercial no Brasil.

Como tornar seu site acessível

Para garantir que seu site forneça inclusão para todos que o visitem,  é necessário investir em tecnologias de acessibilidade digital. Há mais de 20 anos no mercado, a EqualWeb se tornou uma das líderes mundiais e pioneiras em Acessibilidade Digital para pessoas com limitações no acesso a informações digitais e navegação na internet. 

Com nossa tecnologia, é possível garantir que empresas de todos os portes contem com até 31 funcionalidades de acessibilidade digital para seus websites, tornando a igualdade de acesso uma realidade para todos. Descrição de imagem, Navegação por teclado, Lupa, Comando de voz e Leitor de texto são apenas algumas das opções que você poderá oferecer aos seus clientes. 

Faça como Motorola, Coca-Cola, FGV, Roche, Carrefour, Suvinil, Rock In Rio e tantos outros, e transforme seu site em um ambiente acessível para todos! Visite nosso site para conhecer mais sobre nossas soluções e converse com nossos especialistas

Compartilhe este post

Tags

# #pactoglobal
# 4 anos
# acessibilidade
# acessibilidade de conteúdo da web
# acessibilidade digital
# acessibilidade digital no brasil
# acessibilidade financeira
# acessibilidade para idosos
# acessibilidade web
# Acessível
# AI
# Alinicast
# ambiente digital
# andrea schwarz
# aniversário
# Aniversário EqualWeb
# atualização
# BBB
# BBB 22
# black friday
# Bondinho Pão de Açúcar
# Calendário Inclusivo
# capacitismo
# carnaval
# Carnaval2024
# Casas Bahia
# case de sucesso
# cenário da acessibilidade digital
# cenário do capacitismo
# CNDEI
# comunicação
# comunicação inclusiva
# Conarec
# CONARH
# Conferências
# Conformidade
# congresso nacional de gestão de pessoas
# CPACC-certified
# CVC Corp
# D&I
# datas comerciais
# deficiência visual
# deficientes visuais
# DEI
# DEIA
# Desempenho
# Design
# Design acessível
# deslanchar
# Dia do Cliente
# Dia Internacional da Mulher
# Dia Nacional da acessibilidade
# Dias das Mães
# diferencial para sua empresa
# diversidade
# dúvidas
# e-commerce
# E-commerce acessível
# e-commerce brasileiro
# educação
# eMAG
# embaixador digital
# embaixadora digital
# entrevista
# Epilepsia
# equalweb
# EqualWeb Talk
# EqualWeb Talks
# evento
# Eventos
# ewa
# experiência do usuário
# festa do povo
# Fim de Ano
# Folha de São Paulo
# futuro
# IA
# idosos
# impacto
# impacto social
# importância da DEI nas empresas
# inclusão
# inclusão digital
# inclusão no brasil
# inclusão Web
# influenciadores
# Integrantes
# inteligência artificial
# internet
# lbi
# Legislação
# lei brasileira de inclusão
# Leis
# Libras
# Localweb Digital Conference
# loja virtual
# Machine Learning
# maturidade em inclusão
# metaverso
# mídia
# motorola
# Natal
# navegação acessível
# Novas funcionalidades
# Novas funcionalidades 2024
# o que é acessibilidade
# o que é capacitismo
# o que significa DEI
# ODS
# Pacto Global
# paratodosverem
# Parceiros
# pcd
# pesquisa de maturidade em inclusão
# pessoas com deficiencia
# Podcast
# Reatech
# redes sociais
# Reserva
# Responsividade
# Retrospectiva2023
# Retrospetiva
# RHRio
# RIW
# ROI
# selo iImpact
# SEO
# Shopping
# Shoppings
# Símbolo da acessibilidade
# site acessível
# Stadium
# Tecnologia Assistiva
# Tecnologia assistivas
# Tendências 2024
# Time
# Transformação
# turismo
# ux
# Vlibras
# WCAG
# web
# web summit
# Web Summit Rio
# website acessível