O que se perde quando um site não é acessível

No ano de 2020 fomos pegos de surpresa por algo que para grande parte da população, foi – e está sendo – uma experiência inédita.

Viver uma pandemia mudou o panorama de muitas pessoas a respeito do que realmente é importante em suas vidas.

Além disso, empresas precisaram se adaptar com urgência, para sobreviver a um mercado ainda mais hostil e tiveram que acelerar o processo de transformação digital.

De acordo com dados de uma pesquisa publicada na revista Superinteressante a pandemia causou um aumento nas vendas de alguns produtos em até 670%.

Em um momento onde ninguém podia sair de casa, como alguns negócios conseguiram impulsionar a venda de seus produtos?

A resposta está no e-commerce.

Só no Brasil, a explosão do e-commerce fez com que ocorresse um aumento médio de 400% no número de lojas que aderiram ao comércio eletrônico nos meses de quarentena.

As vendas online, por causa disso, cresceram 40%, de acordo com a ABComm e a Konduto, que realizaram a pesquisa.

Os setores de vestuário, alimentação, calçados, eletrônicos e até mesmo de peças para carro, têm se beneficiado dessas vendas online.

Essa é só mais uma prova de que o mundo está cada dia mais online. Garantir uma forte atuação no mundo digital se tornou regra, e não apenas uma ação temporária para sobrevivência durante a pandemia. Conquistar espaço na internet é a garantia da perenidade dos negócios.

Só no mês de abril, o e-commerce faturou R$ 9,4 bilhões, representando um crescimento de 81%.

Mas será que esse aumento foi o maior possível?

Só no nosso país, aproximadamente 45 milhões de pessoas possuem alguma deficiência. Somando a esse número as pessoas que possuem qualquer tipo de dificuldade de acesso à internet, ultrapassamos os 60 milhões.

Ou seja, mais de 60 milhões de pessoas – só no Brasil – estão de fora da explosão do e-commerce, ou dependendo de terceiros para realizar suas compras.

Com vista a esse cenário, entendemos que as empresas, mesmo subindo suas vendas, continuam perdendo.

Afinal, com menos de 1% dos sítios online sendo acessíveis, muitas lojas ainda não podem atender as pessoas com deficiência.

O mercado do varejo online está em profunda mudança, e esse é o melhor momento para tornar seu site acessível para todas as pessoas.

60 milhões de compradores em potencial esperam por uma internet mais acessível, onde não haverá dificuldades em finalizar uma compra que está no carrinho, ler as informações dos produtos, e até mesmo escutar o conteúdo do site.

A acessibilidade digital precisa ser uma parte fundamental dos pilares de atendimento ao cliente.

Até mesmo as estratégias de marketing precisam ser pensadas para alcançar também esse público.

Desde vídeos legendados, descrição de imagens, fontes que favoreçam a leitura por pessoas com dislexia, ou possibilidade de alterar as cores dos textos, tamanho da fonte, do cursor.

Todas essas ações tornam um site mais acessível (embora sejam apenas uma parcela pequena de tudo que pode ser realizado para facilitar o acesso de todas as pessoas a um site).

Mas como podemos tornar um site acessível?

Essa é a grande dúvida das pessoas que buscam por uma solução e a resposta pode ser bem mais simples do que você imagina.

A tecnologia da EqualWeb traz a acessibilidade digital em um clique.

Trazemos até 31 funcionalidades que tornam um site automaticamente acessível, sem necessidade de contratar um programador ou mudar o layout de sua loja.

Dessa forma, suas necessidades de acessibilidade digital se tornam aderentes à legislação nacional e das regulamentações globais.

Sua empresa ganha uma imagem mais positiva e ainda se conecta com 60 milhões de possíveis novos consumidores, de forma rápida e econômica.

Afinal, a acessibilidade digital não é mais um luxo, mas uma necessidade primária de qualquer empresa que queira continuar crescendo e se perpetuar no mercado.

Referências:

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-cresce-abril-fatura-compreconfie-coronavirus/

https://www.istoedinheiro.com.br/pandemia-do-coronavirus-faz-e-commerce-explodir-no-brasil/

Compartilhe este post

Tags

# #pactoglobal
# 4 anos
# acessibilidade
# acessibilidade de conteúdo da web
# acessibilidade digital
# acessibilidade digital no brasil
# acessibilidade financeira
# acessibilidade para idosos
# acessibilidade web
# Acessível
# AI
# Alinicast
# ambiente digital
# andrea schwarz
# aniversário
# Aniversário EqualWeb
# atualização
# BBB
# BBB 22
# black friday
# Bondinho Pão de Açúcar
# Calendário Inclusivo
# capacitismo
# carnaval
# Carnaval2024
# Casas Bahia
# case de sucesso
# cenário da acessibilidade digital
# cenário do capacitismo
# CNDEI
# comunicação
# comunicação inclusiva
# Conarec
# CONARH
# Conferências
# Conformidade
# congresso nacional de gestão de pessoas
# CPACC-certified
# CVC Corp
# D&I
# datas comerciais
# deficiência visual
# deficientes visuais
# DEI
# DEIA
# Desempenho
# Design
# Design acessível
# deslanchar
# Dia do Cliente
# Dia Internacional da Mulher
# Dia Nacional da acessibilidade
# Dias das Mães
# diferencial para sua empresa
# diversidade
# dúvidas
# e-commerce
# E-commerce acessível
# e-commerce brasileiro
# educação
# eMAG
# embaixador digital
# embaixadora digital
# entrevista
# Epilepsia
# equalweb
# EqualWeb Talk
# EqualWeb Talks
# evento
# Eventos
# ewa
# experiência do usuário
# festa do povo
# Fim de Ano
# Folha de São Paulo
# futuro
# IA
# idosos
# impacto
# impacto social
# importância da DEI nas empresas
# inclusão
# inclusão digital
# inclusão no brasil
# inclusão Web
# influenciadores
# Integrantes
# inteligência artificial
# internet
# lbi
# Legislação
# lei brasileira de inclusão
# Leis
# Libras
# Localweb Digital Conference
# loja virtual
# Machine Learning
# maturidade em inclusão
# metaverso
# mídia
# motorola
# Natal
# navegação acessível
# Novas funcionalidades
# Novas funcionalidades 2024
# o que é acessibilidade
# o que é capacitismo
# o que significa DEI
# ODS
# Pacto Global
# paratodosverem
# Parceiros
# pcd
# pesquisa de maturidade em inclusão
# pessoas com deficiencia
# Podcast
# Reatech
# redes sociais
# Reserva
# Responsividade
# Retrospectiva2023
# Retrospetiva
# RHRio
# RIW
# ROI
# selo iImpact
# SEO
# Shopping
# Shoppings
# Símbolo da acessibilidade
# site acessível
# Stadium
# Tecnologia Assistiva
# Tecnologia assistivas
# Tendências 2024
# Time
# Transformação
# turismo
# ux
# Vlibras
# WCAG
# web
# web summit
# Web Summit Rio
# website acessível