Já imaginou como seria sua vida se você quisesse ler uma notícia, mas fosse impedido ao entrar em um site de informação? Infelizmente, essa ainda é a realidade de milhões de brasileiros que diariamente se deparam com a falta de acessibilidade nos sites dos meios de comunicação.
Apesar da legislação proteger os direitos de pessoas com deficiência ao acesso à informação, ainda há um longo caminho para a inclusão se tornar realidade.
Cientes disso, convidamos os leitores a entender mais sobre o cenário atual, maneiras de modificar essa realidade e exemplos de meios de comunicação que já deram o primeiro passo rumo à inclusão. Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura e confira!
Como a inclusão e a diversidade podem expandir fronteiras digitais?
É inegável que a inclusão e a diversidade não são apenas conceitos. Elas são elementos essenciais para que a equidade se faça presente em nossa sociedade, nos mais diversos meios.
Por isso, a acessibilidade digital transcende a simples otimização de sites. Ela é a responsável por abrir as portas da comunicação para pessoas com deficiência, idosos, pessoas analfabetas, pessoas em fase de alfabetização entre outros grupos minorizados. É um compromisso com a construção de um mundo digital onde cada interação é igualmente valorizada.
A acessibilidade digital é, acima de tudo, um meio de inclusão social. Ao considerar as necessidades de navegação de diferentes usuários, os meios de comunicação ampliam seu alcance, e cultivam um ambiente online mais acolhedor.
Estamos falando de quebrar barreiras digitais que, por muito tempo, excluíram milhões de pessoas pertencentes a grupos minorizados. Ao adotar práticas acessíveis, os meios de comunicação além de promoverem a inclusão, também enriquecem seu conteúdo, ao trazerem perspectivas diversas para o centro do palco digital e fidelizam aqueles que se sentem verdadeiramente representados.
Por que a acessibilidade digital é imprescindível nos meios de comunicação?
Com o avanço do digital, parte da população entendeu que a acessibilidade não é um luxo. Na verdade, é uma bússola que guia os meios de comunicação modernos em direção a um público mais amplo e diversificado.
Apesar desse entendimento já existir, ainda há um longo caminho a percorrer. Atualmente, menos de 3% dos sites brasileiros oferecem acessibilidade digital para seus usuários.
Quando se trata de meios de comunicação, a necessidade de mudança em relação a essa realidade fica ainda mais urgente. Afinal, impedir que todos tenham acesso às notícias do cotidiado não apenas é injusto como também é ilegal. Conforme trecho amplamente conhecido da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15), há obrigatoriedade para qualquer site brasileiro de garantir o acesso de pessoas com deficiência às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Além da LBI, outras legislações abordam a obrigatoriedade de acesso à informação de forma equitativa para todos. Por exemplo, os artigos 14º da Lei 5626/05, 17º da Lei 10.098/00, 9º do Decreto n° 6949/2009, e 2º da Instrução Normativa nº128/2016.
Sendo assim, a falta de acessibilidade em sites de meios de comunicação, além de fechar portas para um público que também deseja se manter bem informado, também infringe diversas legislações e pode gerar penalizações legais.
A acessibilidade digital é simples e tem muitos benefícios a oferecer
Para ilustrar como a transformação pode abrir portas para um imenso público, apresentamos exemplos de meios de comunicação que caminham ao nosso lado rumo a uma internet mais inclusiva: o Portal da Band e a Positividade FM.
Ao implementar a acessibilidade digital em seu site, a Band se mostrou pioneira e um exemplo vivo de inclusão. Também se posicionando na vanguarda, a Positividade FM transcendeu as ondas do rádio para conquistar o ciberespaço e se tornar a primeira rádio do Brasil a oferecer acessibilidade digital para que todos que desejem sintonizar sua estação tenham acesso equitativo.
Com a tecnologia EqualWeb implementada em ambos os sites, os usuários têm a possibilidade de personalizar suas experiências de acordo com suas necessidades específicas de navegação.
A acessibilidade está a um clique de distância do seu site
Para se tornar referência como um meio de comunicação inclusivo, você também pode ajudar a pavimentar o caminho para um mundo digital mais inclusivo.
Para oferecer mais de 40 funcionalidades acessíveis, sem a necessidade de alteração do código fonte do seu site e com suporte de uma equipe local formada por especialistas em acessibilidade digital, basta fazer como o Portal da Band e a Positividade FM e implementar a tecnologia EqualWeb em seu site!
Dessa forma, sua empresa se destaca no cenário digital e contribui para transformar como a informação chega até as pessoas no meio online.
Seja parte da mudança e faça do seu espaço digital um exemplo de acessibilidade. Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para construir esse futuro digital acessível junto conosco!