EqualWeb recebe certificação da ABNT

Autora: Luiz Alexandre Souza Ventura
Publicado no Blog Vencer Limites – Estadão (01/09/2022)

Reconhecimento ultrapassa avaliações específicas de recursos para pessoas com deficiência na internet e entra na engenharia de software para todos os públicos.

A solução de acessibilidade digital da EqualWeb recebeu certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme a NBR ISO/ IEC25030:2008, que atesta a qualidade de um produto de software, em aderência a 15 requisitos do WCAG (Web Content Acessibility Guidelines) Nível A Versão 2.1. direcionados a páginas na web. O reconhecimento é inédito e emblemático porque ultrapassa avaliações específicas de recursos para pessoas com deficiência na internet e entra no universo da engenharia de software para todos os públicos. 

“Não é só sobre acessibilidade. A ABNT verifica a aderência do software e todos os 15 itens auditados precisaram ser comprovados. Foram avaliados objetivamente, garantindo que todos são testáveis”, explica Analia Irigoye, auditora da ABNT.

A NBR ISO/IEC 25030 também avalia, por exemplo, softwares de controle de entrada e saída de funcionários em empresas, conforme a Portaria N° 671/2021, do Ministério do Trabalho e Previdência (MPT), que regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, inspeção do trabalho, políticas públicas e relações de trabalho.

O processo para a certificação durou oito meses. A EqualWeb fez um comparativo com itens do WCAG, criou um documento com essas comparações e enviou à ABNT. “Tivemos excelência em 22 itens e outros dois estão em fase de aprovação”, diz Rodrigo Ibraim, diretor de tecnologia da EqualWeb.

“Nossa tecnologia não é uma concorrente do by design”, afirma Ricardo Hechtman, líder de inovação da EqualWeb. “Nosso código original fica na nuvem e não altera a página original. Não afeta a latência. Conseguimos modificar o template e personalizar a ferramenta em cada site”, comenta.

Para o executivo, a certificação da ABNT abre muitos caminhos. “A comunidade de desenvolvedores ainda olha para as tecnologias de inteligência artificial com resistência, embora essas tecnologias sejam criadas por desenvolvedores” ressalta Hechtman.

A EqualWeb nasceu em Israel e chegou ao Brasil no segundo semestre de 2020. Atualmente, tem 150 clientes no País e está presente em 10 milhões de páginas nacionais. No mundo, são mais de 100 milhões de páginas.

A ferramenta tem mais de 30 recursos, como ajuste de leitor de tela, navegação por teclado e navegação numérica, bloqueio de intermitência de brilho, comando de voz, dicionário Webster para palavras em inglês, leitor de texto, customização de cor para fundo de tela, para cabeçalhos e também para conteúdo, contraste de brilho claro e escuro, função monocromática, ajuste de tamanho de fonte, de espaço de linhas e de espaçamento entre palavras, ampliação do cursor nas cores branca e preta, zoom de tela, fonte legível, descrição de imagem, links e cabeçalhos destacados, modo de leitura, lupa e teclado virtual. 

“É uma solução que dá poder ao usuário para ele modificar o site do jeito que quer, cria um site para cada pessoa, customizável, faz do usuário o protagonista da navegação”, completa Ricardo Hechtman.

Mais inclusão – Especialistas em auditoria e engenharia de software ouvidos pelo blog Vencer Limites defenderam práticas mais inclusivas para ampliar a cultura de acessibilidade digital dentro das empresas de software e entre os desenvolvedores.

Para esses profissionais, embora a implementação de alguns itens de acessibilidade ainda seja mais demorada, mais cara, mais complexa e exija boas práticas de programação que não fazem parte da rotina de todos os desenvolvedores, essa mudança de comportamento está mais associada à cultura e à vontade das empresas de investir e menos à inviabilidade técnica.

Qualidade, segurança e acessibilidade, dizem os especialistas, são itens que devem ser observados pelos desenvolvedores e, nas empresas, a preocupação com estes itens deveria ser obrigatória porque eles fazem parte da qualidade de software, mas isso ainda não é padrão por razões econômicas ou culturais.

Compartilhe este post

Tags

# #pactoglobal
# 4 anos
# acessibilidade
# acessibilidade de conteúdo da web
# acessibilidade digital
# acessibilidade digital no brasil
# acessibilidade financeira
# acessibilidade para idosos
# acessibilidade web
# Acessível
# AI
# Alinicast
# ambiente digital
# andrea schwarz
# aniversário
# Aniversário EqualWeb
# atualização
# BBB
# BBB 22
# black friday
# Bondinho Pão de Açúcar
# Calendário Inclusivo
# capacitismo
# carnaval
# Carnaval2024
# Casas Bahia
# case de sucesso
# cenário da acessibilidade digital
# cenário do capacitismo
# CNDEI
# comunicação
# comunicação inclusiva
# Conarec
# CONARH
# Conferências
# Conformidade
# congresso nacional de gestão de pessoas
# CPACC-certified
# CVC Corp
# D&I
# datas comerciais
# deficiência visual
# deficientes visuais
# DEI
# DEIA
# Desempenho
# Design
# Design acessível
# deslanchar
# Dia do Cliente
# Dia Internacional da Mulher
# Dia Nacional da acessibilidade
# Dias das Mães
# diferencial para sua empresa
# diversidade
# dúvidas
# e-commerce
# E-commerce acessível
# e-commerce brasileiro
# educação
# eMAG
# embaixador digital
# embaixadora digital
# entrevista
# Epilepsia
# equalweb
# EqualWeb Talk
# EqualWeb Talks
# evento
# Eventos
# ewa
# experiência do usuário
# festa do povo
# Fim de Ano
# Folha de São Paulo
# futuro
# IA
# idosos
# impacto
# impacto social
# importância da DEI nas empresas
# inclusão
# inclusão digital
# inclusão no brasil
# inclusão Web
# influenciadores
# Integrantes
# inteligência artificial
# internet
# lbi
# Legislação
# lei brasileira de inclusão
# Leis
# Libras
# Localweb Digital Conference
# loja virtual
# Machine Learning
# maturidade em inclusão
# metaverso
# mídia
# motorola
# Natal
# navegação acessível
# Novas funcionalidades
# Novas funcionalidades 2024
# o que é acessibilidade
# o que é capacitismo
# o que significa DEI
# ODS
# Pacto Global
# paratodosverem
# Parceiros
# pcd
# pesquisa de maturidade em inclusão
# pessoas com deficiencia
# Podcast
# Reatech
# redes sociais
# Reserva
# Responsividade
# Retrospectiva2023
# Retrospetiva
# RHRio
# RIW
# ROI
# selo iImpact
# SEO
# Shopping
# Shoppings
# Símbolo da acessibilidade
# site acessível
# Stadium
# Tecnologia Assistiva
# Tecnologia assistivas
# Tendências 2024
# Time
# Transformação
# turismo
# ux
# Vlibras
# WCAG
# web
# web summit
# Web Summit Rio
# website acessível