Com a EqualWeb, seu site pode ser bonito e acessível

Se você acredita que ter um site acessível é algo trabalhoso e que pode afetar a beleza da sua página, temos uma notícia para te dar: isso não é verdade!

Pensar na acessibilidade do website se tornou uma prioridade para as empresas que se importam com a igualdade de acesso digital de pessoas com deficiência, mas também para aquelas que não querem ficar para trás da concorrência no que diz respeito a seu posicionamento digital. 

Por isso, a busca por tecnologias acessíveis tem se tornado maior a cada dia. Mas o que nem todos sabem é que a implementação de tecnologias inclusivas pode ser muito mais simples e rápido do que se imagina, além de ser aplicada sem modificar em nada o design gráfico e beleza do site. 

Quer saber mais sobre esse assunto e entender como seu site pode ser, ao mesmo tempo,  bonito e acessível? Continue a leitura e confira!

acessível. Imagem de um mão branca, masculina e de aparência idosa mexendo no celular. No fundo da imagem podemos observar um computador aberto em cima de uma mesa com umca xícara de café ao lado.


Por que é tão importante oferecer acessibilidade digital?

De acordo com a BigDataCorp, há cerca de 14,65 milhões de sites ativos no Brasil,  mas menos de 1% foram aprovados nos testes de acessibilidade digital. Este número se torna ainda mais alarmante quando observamos que cerca de 24% da população brasileira é composta por pessoas com deficiência.

Isso significa que essa parcela da população, diariamente, é impedida de realizar tarefas que parecem simples, mas que se tornam difíceis devido à falta de acessibilidade digital. Fazer compras online, ler notícias e estudar digitalmente, são apenas algumas das tarefas que deveriam ser facilitadas pelo advento da tecnologia, mas acabam se tornando impossíveis de ser realizadas de forma independente por falta de acessibilidade digital.

Mas se você pensa que apenas estas pessoas são prejudicadas pela falta de tecnologias inclusivas, você está enganado. Seu negócio também é afetado pela falta de acessibilidade digital. 

Isto acontece, porque um dos fatores de ranqueamento nos mecanismos de busca é a acessibilidade digital  e, sem ela, seu site é identificado pelos robôs do Google como sendo menos relevante e mal estruturado, caindo de posição nas buscas. 

Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, pessoas com deficiência  são responsáveis por 46% do consumo via smartphones, sendo que 37% delas fazem compras mensalmente e 23% quinzenalmente. Ainda, pessoas com deficiência movimentam R$28,1 bilhões em renda própria por ano, de acordo com o Movimento Web Para Todos. 

Então, além de prejudicar a navegação autônoma de milhões de brasileiros e perder posicionamento nos sites de busca, sem acessibilidade digital sua empresa também perde a oportunidade de oferecer produtos e serviços para uma grande parcela da população e, consequentemente, deixa também de realizar vendas.

acessível. Uma menina branca, loira, usando um óculos de grau e mexendo no notebook ao lado está uma xícara de café.

Mas o que torna um site acessível?

Para que um site seja considerado acessível, é preciso que ele esteja de acordo com as diretrizes internacionais de acessibilidade desenvolvidas pela Iniciativa para a

Acessibilidade na Web (WAI – Web Accessibility Initiative), do W3C.

Para garantir que a acessibilidade digital fosse priorizada, a WAI lançou as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG). De acordo com elas, é preciso que os conteúdos de um site sejam perceptíveis, operáveis, compreensíveis e robustos para que seja considerado acessível. 

Então, para conferir se o domínio é acessível, os softwares avaliam todo o código da página, detectando quaisquer erros que prejudiquem a acessibilidade da página. A partir do resultado obtido, caso não haja  erros na validação, o site pode ser classificado como acessível.

Após extensos testes, a solução de acessibilidade digital da EqualWeb foi aprovada nos principais critérios avaliatórios e foi certificada quanto à sua aderência ao WCAG 2.1 AA. Isto significa que a ferramenta oferecida pela EqualWeb é reconhecida como aderente aos requisitos e avaliações de produto de software.

 

 

Por que seu site continua bonito?

Se você entende um pouco sobre desenvolvimento de sites, deve estar se perguntando: Como é possível que o design do site não seja afetado com a implementação de uma ferramenta de acessibilidade digital? 

Mas a resposta para essa dúvida é simples: a interface do seu site não é modificada durante a implantação da ferramenta de acessibilidade digital. A aparência do site só fica alterada quando a ferramenta é ativada pelo usuário final. Ou seja, a interface original do seu site continua sendo exibida para aqueles que não precisam de recursos acessíveis e quem precisa de alguma ferramenta para melhorar sua navegação pode ativar apenas os recursos necessários. 

Assim, o time de User Experience (UX) pode desenhar o site focado na usabilidade, na experiência do usuário e no design, deixando que a ferramenta se encarregue da acessibilidade digital. Claro, tudo isso empoderando e mantendo cada usuário como prioridade. 

 

Alguns exemplos de sites bonitos e acessíveis que contam com a tecnologia EqualWeb

 

acessível. Uma imagem de fundo branco com as seguintes logos: Rock in Rio, OABRJ, Motorola, Carrefour, Via Varejo, Arezzo, FGV e Suvinil.

Como posso tornar meu site acessível?

acessível. Imagem mostrando um print da ferramenta de acessebilidade da EqualWeb, mostrando alguns perfis de acessibilidade que a plataforma oferece.

Atualmente, já existem tecnologias, como a da EqualWeb, que oferecem acessibilidade digital sem alterar o código fonte do seu site. Dessa forma, adicionando apenas uma linha de código, seus usuários já terão acesso às ferramentas acessíveis que personalizam a navegação de acordo com as necessidades de cada um. 

Por meio de nossa solução, seus clientes terão acesso a até 31 opções de acessibilidade digital, que atendem aos mais diversos perfis de acessibilidade. 

Dessa forma, além de garantir que todos conheçam o conteúdo compartilhado pela sua empresa, você também se adequará às principais normas de acessibilidade digital do Brasil e do mundo, de forma simples e prática. 

Se junte a nós nessa caminhada por uma internet mais inclusiva! Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio!

Compartilhe este post

Tags

# #pactoglobal
# 4 anos
# acessibilidade
# acessibilidade de conteúdo da web
# acessibilidade digital
# acessibilidade digital no brasil
# acessibilidade financeira
# acessibilidade para idosos
# acessibilidade web
# Acessível
# AI
# Alinicast
# ambiente digital
# andrea schwarz
# aniversário
# Aniversário EqualWeb
# atualização
# BBB
# BBB 22
# black friday
# Bondinho Pão de Açúcar
# Calendário Inclusivo
# capacitismo
# carnaval
# Carnaval2024
# Casas Bahia
# case de sucesso
# cenário da acessibilidade digital
# cenário do capacitismo
# CNDEI
# comunicação
# comunicação inclusiva
# Conarec
# CONARH
# Conferências
# Conformidade
# congresso nacional de gestão de pessoas
# CPACC-certified
# CVC Corp
# D&I
# datas comerciais
# deficiência visual
# deficientes visuais
# DEI
# DEIA
# Desempenho
# Design
# Design acessível
# deslanchar
# Dia do Cliente
# Dia Internacional da Mulher
# Dia Nacional da acessibilidade
# Dias das Mães
# diferencial para sua empresa
# diversidade
# dúvidas
# e-commerce
# E-commerce acessível
# e-commerce brasileiro
# educação
# eMAG
# embaixador digital
# embaixadora digital
# entrevista
# Epilepsia
# equalweb
# EqualWeb Talk
# EqualWeb Talks
# evento
# Eventos
# ewa
# experiência do usuário
# festa do povo
# Fim de Ano
# Folha de São Paulo
# futuro
# IA
# idosos
# impacto
# impacto social
# importância da DEI nas empresas
# inclusão
# inclusão digital
# inclusão no brasil
# inclusão Web
# influenciadores
# Integrantes
# inteligência artificial
# internet
# lbi
# Legislação
# lei brasileira de inclusão
# Leis
# Libras
# Localweb Digital Conference
# loja virtual
# Machine Learning
# maturidade em inclusão
# metaverso
# mídia
# motorola
# Natal
# navegação acessível
# Novas funcionalidades
# Novas funcionalidades 2024
# o que é acessibilidade
# o que é capacitismo
# o que significa DEI
# ODS
# Pacto Global
# paratodosverem
# Parceiros
# pcd
# pesquisa de maturidade em inclusão
# pessoas com deficiencia
# Podcast
# Reatech
# redes sociais
# Reserva
# Responsividade
# Retrospectiva2023
# Retrospetiva
# RHRio
# RIW
# ROI
# selo iImpact
# SEO
# Shopping
# Shoppings
# Símbolo da acessibilidade
# site acessível
# Stadium
# Tecnologia Assistiva
# Tecnologia assistivas
# Tendências 2024
# Time
# Transformação
# turismo
# ux
# Vlibras
# WCAG
# web
# web summit
# Web Summit Rio
# website acessível