Acessibilidade digital nas redes sociais: como tornar o conteúdo acessível

Acessibilidade digital nas redes sociais: um tema ainda pouco discutido, mas essencial para mais de 60 milhões de brasileiros com alguma deficiência ou limitação.

Afinal, é inegável a importância que as redes sociais têm em nossa vida atualmente. Elas se tornaram um dos principais meios de consumo e compartilhamento de conteúdo, de acesso a notícias, de compra online, comunicação e busca de conhecimento e informação.

E, ainda por cima, nós brasileiros somos os mais conectados nas redes sociais em toda a América Latina, sendo um dos campeões no mundo em tempo de conexão na internet: nove horas e 14 minutos diários de acesso.

Mas a realidade é que nem todos os brasileiros conseguem acessar com autonomia e liberdade as mídias sociais.

Funcionalidades acessíveis existem, mas empresas precisam participar do movimento

É claro que já podemos ver um grande avanço, comparado aos últimos anos. Pessoas com deficiência visual ou baixa visão, por exemplo, já contam com funções de leitura de tela, para descrever a imagem que está sendo apresentada. Sem o auxílio desses leitores, esses usuários não conseguem identificar elementos essenciais para acessar o conteúdo.

Além disso, redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube e TikTok já incluem em suas plataformas a função de geração de legenda automática nos vídeos.

Para se ter uma ideia, com a implantação da ferramenta de legenda automática, o TikTok permite que mais de 10,7 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil e mais de 460 milhões em todo o mundo possam consumir e produzir conteúdo.

Porém, apesar de vermos funcionalidades sendo criadas, a assertividade dessas soluções ainda não é completa, e dependem, algumas vezes, do fator humano para que a acessibilidade seja concretizada.

Afinal, por mais que existam tecnologias e funções, se a sua empresa não tiver o comprometimento de descrever as imagens no Instagram, uma pessoa com deficiência visual não conseguirá acessar seu conteúdo.

Sua empresa precisa fazer parte desse movimento! Quer saber como? Separamos abaixo algumas dicas que consideramos importantes para que a sua organização comece a tornar o conteúdo digital mais acessível!

  • Realize a descrição das imagens, vídeos, tabelas e elementos gráficos;
  • Utilize as hashtags #PraCegoVer, #PraTodosVerem ou #descriçãodaimagem;
  • Legende conteúdos em vídeo;
  • Evite fontes serifadas e escolha um tamanho de fonte para uma leitura confortável;
  • Utilize frases curtas, com textos objetivos e simples;
  • Certifique-se de que o seu vídeo tenha legendas;
  • Cuide do contraste de cores, pois é importante para pessoas com daltonismo;
  • Não use cores para destacar alguma informação;
  • Evite GIFs animados;
  • Aposte no Call to Action (CTA) para dar orientações claras sobre o que fazer;

Se quiser saber mais detalhes sobre algumas dessas dicas, clique no nosso blog sobre boas práticas para tornar o conteúdo das redes sociais mais acessível.

Benefícios de investir na acessibilidade digital nas redes sociais

A realidade é que o seu negócio ganha muito investindo na acessibilidade digital nas redes sociais!

Primeiramente, sua empresa passaria a beneficiar não só 45 milhões de pessoas com deficiência, mas também pessoas que enfrentam dificuldades para acessar os conteúdos na web, como idosos, analfabetos, analfabetos funcionais, usuários com limitações temporárias, entre outras.

Ignorar esse público, por sua vez, não representa apenas falta de consciência da importância da inclusão, mas também leva a perda de uma fatia muito representativa do mercado de consumidores.

Essas pessoas são potenciais clientes, que podem vir a consumir sua marca ou seu conteúdo com frequência, ampliando as vendas e visibilidade na internet. Você vai querer deixar mesmo deixar tantos de fora?

Que tal sua empresa começar dando o primeiro passo como marca promotora da acessibilidade digital com a EqualWeb? Se seu site ainda não é acessível, fale com nossos especialistas!

Compartilhe este post

Tags

# #pactoglobal
# 4 anos
# acessibilidade
# acessibilidade de conteúdo da web
# acessibilidade digital
# acessibilidade digital no brasil
# acessibilidade financeira
# acessibilidade para idosos
# acessibilidade web
# Acessível
# AI
# Alinicast
# ambiente digital
# andrea schwarz
# aniversário
# Aniversário EqualWeb
# atualização
# BBB
# BBB 22
# black friday
# Bondinho Pão de Açúcar
# Calendário Inclusivo
# capacitismo
# carnaval
# Carnaval2024
# Casas Bahia
# case de sucesso
# cenário da acessibilidade digital
# cenário do capacitismo
# CNDEI
# comunicação
# comunicação inclusiva
# Conarec
# CONARH
# Conferências
# Conformidade
# congresso nacional de gestão de pessoas
# CPACC-certified
# CVC Corp
# D&I
# datas comerciais
# deficiência visual
# deficientes visuais
# DEI
# DEIA
# Desempenho
# Design
# Design acessível
# deslanchar
# Dia do Cliente
# Dia Internacional da Mulher
# Dia Nacional da acessibilidade
# Dias das Mães
# diferencial para sua empresa
# diversidade
# dúvidas
# e-commerce
# E-commerce acessível
# e-commerce brasileiro
# educação
# eMAG
# embaixador digital
# embaixadora digital
# entrevista
# Epilepsia
# equalweb
# EqualWeb Talk
# EqualWeb Talks
# evento
# Eventos
# ewa
# experiência do usuário
# festa do povo
# Fim de Ano
# Folha de São Paulo
# futuro
# IA
# idosos
# impacto
# impacto social
# importância da DEI nas empresas
# inclusão
# inclusão digital
# inclusão no brasil
# inclusão Web
# influenciadores
# Integrantes
# inteligência artificial
# internet
# lbi
# Legislação
# lei brasileira de inclusão
# Leis
# Libras
# Localweb Digital Conference
# loja virtual
# Machine Learning
# maturidade em inclusão
# metaverso
# mídia
# motorola
# Natal
# navegação acessível
# Novas funcionalidades
# Novas funcionalidades 2024
# o que é acessibilidade
# o que é capacitismo
# o que significa DEI
# ODS
# Pacto Global
# paratodosverem
# Parceiros
# pcd
# pesquisa de maturidade em inclusão
# pessoas com deficiencia
# Podcast
# Reatech
# redes sociais
# Reserva
# Responsividade
# Retrospectiva2023
# Retrospetiva
# RHRio
# RIW
# ROI
# selo iImpact
# SEO
# Shopping
# Shoppings
# Símbolo da acessibilidade
# site acessível
# Stadium
# Tecnologia Assistiva
# Tecnologia assistivas
# Tendências 2024
# Time
# Transformação
# turismo
# ux
# Vlibras
# WCAG
# web
# web summit
# Web Summit Rio
# website acessível