Acessibilidade digital é a experiência que seu usuário precisa

Estar no meio digital vai muito além de ter apenas um site disponível para que conheçam a sua marca. Para que ele seja efetivo, é preciso pensar nele além de um simples espaço onde os visitantes podem descobrir mais sobre a história da sua marca. Trata-se de um ambiente onde seu público vai construir novas experiências, que podem reforçar ou mudar a percepção de um possível cliente sobre o seu produto ou serviço, por exemplo.

Por isso, a experiência do usuário deve ser um dos pontos principais a serem levados em consideração na hora de entender como seu site vem performando. Além de buscar conformidade com as leis de acessibilidade, é importante implementar soluções de acessibilidade digital para garantir que seu site atraia mais pessoas e que essas pessoas consigam navegar de forma independente na sua plataforma. 

Quer entender mais sobre a relação entre acessibilidade digital e experiência do usuário? Continue a leitura e confira! 

O que é experiência do usuário?

Experiência do usuário (do inglês, User Experience – UX) pode ser a virada de chave para qualquer empresa. Tão importante quanto marcar presença na web é ter uma página que tenha os requisitos necessários para aumentar sua taxa de conversão. Afinal, com tantas opções disponíveis, os clientes buscam experiências positivas ao navegar por um website, e não apenas preço se o site tiver objetivos de venda.

Para que a experiência do seu usuário seja completa, é preciso se basear nos quatro pilares da experiência do usuário. São eles:

– Usabilidade: para garantir que o site seja simples de navegar;

– Utilidade: o site deve ter um conteúdo útil e disponível sempre que o usuário precisar;

– Funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada;

– Acessibilidade: todos os usuários que visitem seu site devem ter acesso de forma simples e igualitária

O que é acessibilidade?


Seja em espaços físicos ou digitais, a acessibilidade diz respeito à eliminação de barreiras para que todos tenham plena autonomia e mobilidade. A aplicação deste conceito tem reflexos positivos em toda a sociedade, mas garante que pessoas com deficiência usufruam de todos os ambientes e meios com mais segurança, independência e comodidade.

Quando falamos do ambiente digital, a acessibilidade é um fator que pode modificar completamente a forma como o usuário interage com seu site. Ao eliminar as barreiras na internet, todos podem navegar e interagir de maneira efetiva e igualitária com todo o conteúdo publicado.

As barreiras encontradas nas páginas de empresas, atingem não apenas pessoas com deficiência, mas também pessoas com dificuldades de navegação. A falta de acessibilidade digital dificulta e, muitas vezes, impossibilita o acesso dessas pessoas aos conteúdos e páginas, excluindo assim este público. 

No Brasil, há aproximadamente 60 milhões de pessoas com deficiência ou dificuldades de navegação por conta da idade ou de uma condição temporária. Este é o tamanho do público impedido de navegar livremente pela internet quando não há acessibilidade digital nos sites. 

 

Quais as vantagens e os benefícios da acessibilidade digital?


Ter um site acessível democratiza o acesso, permitindo assim que milhões de pessoas que antes eram impedidas de navegar pelo seu site possam ter acesso ao seu conteúdo. Consequentemente, também poderão consumir seu produto ou serviço ampliando a base potencial de novos clientes para a sua marca. 

Com o aumento de visibilidade, seu site receberá acessos de mais usuários e, com isso, seu conteúdo passará a ter maior relevância para os mecanismos de busca, resultando em um melhor ranqueamento no SEO (Search Engine Optimization). 

Sua marca também tem muito a ganhar ao investir em acessibilidade digital devido à humanização da marca, pois os consumidores e o mercado valorizam mais as organizações engajadas em questões sociais e ligadas a um propósito.

Investindo em acessibilidade digital, sua empresa se posiciona como uma marca que acredita e apoia a inclusão e a diversidade.

 

Como implementar ferramentas de acessibilidade digital para melhorar a experiência do usuário no seu site?


Diferente do que muitos imaginam, investir em acessibilidade digital é simples e rápido. Por meio de uma tecnologia semi-automática como a da EqualWeb, sua empresa não precisará de programadores ou alterações na estrutura e no design do seu site. 

A solução israelense oferecida pela EqualWeb disponibiliza até 31 funcionalidades diferentes, acessíveis com apenas um clique do usuário. Comando por voz, lupa e ampliador de textos, bloqueio de intermitência de brilho, descrição de imagens e ajuste de leitor de tela são apenas algumas das opções encontradas na ferramenta. 

Ficou interessado e quer promover a inclusão de mais de 60 milhões de brasileiros no universo digital? Junte-se a empresas como Rock in Rio, Coca Cola, Suvinil, Motorola e muitas outras nesta caminhada rumo a um mundo digitalmente acessível para todos! 

 

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