A startup ‘influencer da acessibilidade’ que conquistou J&J e Coca-Cola

A Equalweb oferece tecnologia para companhias que desejam tornar suas páginas digitais mais acessíveis a todos os tipos de público

A transformação digital virou tema de primeira ordem em um contexto no qual empresas foram forçadas a migrar para o ambiente online repentinamente. O esforço para a migração e experiência do usuário, porém, não foi igual quando se fala em acessibilidade. Segundo uma pesquisa do coletivo Web Para Todos e BigDataCorp, menos de 1% dos sites brasileiros são amigáveis para pessoas com deficiência.

Dos 189 milhões de sites ativos, apenas 0,89% passaram nos testes de usabilidade. É diante desse cenário que a startup Equalweb encontra oportunidades de crescer. A empresa, fundada em Israel, desembarcou recentemente no Brasil com o propósito de tornar acessíveis as páginas da web de empresas do país. À frente dessa nova operação está Jaques Haber, diretor de impacto da EqualWeb e outros três sócios.

A inspiração para trabalhar com o tema surgiu de uma experiência pessoal. Haber é casado com Andrea Schwarz, que é cadeirante, ativista de diversidade e inclusão e CEO de uma consultoria dedicada à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“Percebemos, a partir de uma mudança de vida, rapidamente que o mundo não estava preparado para pessoas como a Andrea, seja no ponto de vista cultural ou arquitetônico”, diz Haber.

A tecnologia da EqualWeb Brasil vem de Israel. Por lá, a matriz global já adaptou mais de 100 milhões de páginas digitais de 10.000 empresas, entre elas gigantes como Coca-Cola, Domino’s Pizza, Nutella e Johnson&Johnson.

A ideia de trazer a tecnologia para cá surgiu após uma visita de Ricardo Hetchman, hoje diretor de inovação na filial brasileira, a 29 startups em uma missão de inovação no país. De volta ao Brasil, Hetchman conheceu o trabalho de Haber e sua esposa através da consultoria e o convidou para a sociedade.

A solução da EqualWeb

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa algo em torno de 25% de toda a população. Ou seja, o cenário é de oportunidade.

A proposta de valor da Equalweb está em tornar o acesso mais simplificado para pessoas com deficiência e diferentes públicos com necessidades específicas relacionadas à acessibilidade digital, como idosos e daltônicos, por exemplo. Segundo Haber, grande parte das empresas desconhecem esse problema e, as que já identificaram, não sabem como resolvê-lo.

Para acessar a matéria completa, clique em: https://exame.com/pme/startup-acessibilidade-digital-atraiu-jj-coca-cola/

Quer saber mais sobre a EqualWeb? Entre em contato com nossos especialistas.

Compartilhe este post

Tags

# #pactoglobal
# 4 anos
# acessibilidade
# acessibilidade de conteúdo da web
# acessibilidade digital
# acessibilidade digital no brasil
# acessibilidade financeira
# acessibilidade para idosos
# acessibilidade web
# Acessível
# AI
# Alinicast
# ambiente digital
# andrea schwarz
# aniversário
# Aniversário EqualWeb
# atualização
# BBB
# BBB 22
# black friday
# Bondinho Pão de Açúcar
# Calendário Inclusivo
# capacitismo
# carnaval
# Carnaval2024
# Casas Bahia
# case de sucesso
# cenário da acessibilidade digital
# cenário do capacitismo
# CNDEI
# comunicação
# comunicação inclusiva
# Conarec
# CONARH
# Conferências
# Conformidade
# congresso nacional de gestão de pessoas
# CPACC-certified
# CVC Corp
# D&I
# datas comerciais
# deficiência visual
# deficientes visuais
# DEI
# DEIA
# Desempenho
# Design
# Design acessível
# deslanchar
# Dia do Cliente
# Dia Internacional da Mulher
# Dia Nacional da acessibilidade
# Dias das Mães
# diferencial para sua empresa
# diversidade
# dúvidas
# e-commerce
# E-commerce acessível
# e-commerce brasileiro
# educação
# eMAG
# embaixador digital
# embaixadora digital
# entrevista
# Epilepsia
# equalweb
# EqualWeb Talk
# EqualWeb Talks
# evento
# Eventos
# ewa
# experiência do usuário
# festa do povo
# Fim de Ano
# Folha de São Paulo
# futuro
# IA
# idosos
# impacto
# impacto social
# importância da DEI nas empresas
# inclusão
# inclusão digital
# inclusão no brasil
# inclusão Web
# influenciadores
# Integrantes
# inteligência artificial
# internet
# lbi
# Legislação
# lei brasileira de inclusão
# Leis
# Libras
# Localweb Digital Conference
# loja virtual
# Machine Learning
# maturidade em inclusão
# metaverso
# mídia
# motorola
# Natal
# navegação acessível
# Novas funcionalidades
# Novas funcionalidades 2024
# o que é acessibilidade
# o que é capacitismo
# o que significa DEI
# ODS
# Pacto Global
# paratodosverem
# Parceiros
# pcd
# pesquisa de maturidade em inclusão
# pessoas com deficiencia
# Podcast
# Reatech
# redes sociais
# Reserva
# Responsividade
# Retrospectiva2023
# Retrospetiva
# RHRio
# RIW
# ROI
# selo iImpact
# SEO
# Shopping
# Shoppings
# Símbolo da acessibilidade
# site acessível
# Stadium
# Tecnologia Assistiva
# Tecnologia assistivas
# Tendências 2024
# Time
# Transformação
# turismo
# ux
# Vlibras
# WCAG
# web
# web summit
# Web Summit Rio
# website acessível